sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Encontro internacional de Aikido FEPAI 02 e 03 de Abril de 2011


Já está confirmada a vinda do Mestre Kengo Hatayama ao Brasil dias 02 e 03 de Abril de 2011. O seminário é aberto aos praticantes de Aikido membros da FEPAI.


Em Bauru as inscrições devem ser feitas com Sensei Marcio Nacamura até 18/03/2011

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O Aikido por Morihei Ueshiba: Palavras do Fundador

Como ai (harmonia) é comum com ai (amor), eu decidi nomear meu budo único (no sentido de diferenciado) de "Aikido", embora a palavra "aiki" seja uma palavra antiga. A palavra como foi usada pelos guerreiros no passado é fundamentalmente diferente da minha.

Aiki não é uma técnica para lutar com ou derrotar o inimigo. É o caminho para reconciliar o mundo e fazer dos seres humanos uma só família.

O segredo do Aikido é nos harmonizar com o movimento do Universo e trazer-nos em unidade com o próprio Universo. Aquele que obteve o segredo do Aikido tem o Universo em si mesmo e pode dizer: "Eu sou o Universo."

Eu nunca sou derrotado, por mais rápido que o inimigo possa atacar. Não é porque minha técnica é mais rápida do que a do inimigo. Não é uma questão de velocidade. A luta é finalizada antes mesmo de já ter começado.

Quando o inimigo tenta lutar contra mim, o próprio Universo, ele precisa quebrar a harmonia do Universo. Por isso, no momento em que sua mente está focada em lutar comigo, ele já está derrotado. Não existe nenhuma medida de tempo - rápido ou devagar.

Aikido é não-resistência. Como é não-resistente, é sempre vitorioso.

Aqueles que tem uma mente conturbada, uma mente de discórdia, já foram derrotados desde o começo.

Então, como você pode endireitar uma mente conturbada, purificar seu coração, e ser harmônico com as atividades de todas as coisas da Natureza ? Você deveria primeiro fazer do coração de Deus o seu coração. É um Grande Amor, Onipresente em todos os cantos e em todos os tempos do Universo. "Não há desacordo no Amor. Não há inimigos do Amor." Uma mente conturbada (em desacordo), pensando na existência do inimigo, não é mais consistente com o desejo de Deus.

Aqueles que não concordam com isso não podem estar em harmonia com o Universo. O budo deles é de destruição. Não é um budo construtivo.

Portanto, competir nas técnicas, ganhar ou perder, não é o verdadeiro budo. Verdadeiro budo não conhece derrota. "Nunca derrotado" significa "nunca lutando."

Ganhar significa ganhar sobre a mente de discórdia dentro de você. Isso é conseguir realizar a missão a qual lhe foi conferida.

Isso não é mera teoria. Você pratica isso. Então você aceitará o grande poder da unidade com a Natureza.

Não olhe nos olhos do oponente, ou sua mente será direcionada para os olhos dele. Não olhe para espada de seu oponente, ou você será morto pela espada dele. Não olhe para ele, ou seu espírito será distraído. Verdadeiro budo é o cultivo da atração pela qual você direciona o oponente por inteiro para você. Tudo que tenho de fazer é continuar a ficar nesse caminho.

Até mesmo ficando de costas para o oponente é suficiente. Quando ele ataca, batendo, ele vai se machucar com a própria intenção de bater. Eu sou um com o Universo e nada mais. Quando eu me posiciono, ele será direcionado para mim. Não existe tempo e espaço perante Ueshiba do Aikido ­ apenas o Universo como é.

Não existe inimigo para Ueshiba do Aikido. Você está equivocado se você pensa que budo significa ter oponentes e inimigos, e ser mais forte e derrubá-los. Não existe nem oponentes nem inimigos para o verdadeiro budo. Verdadeiro budo é ser uno com o Universo; isto é, estar unido com o Centro do Universo.

Uma mente para servir a paz de todos seres humanos no mundo é necessária no Aikido, e não uma mente daquele que deseja ser forte ou que pratica apenas para derrubar o oponente.

Quando alguém pergunta se meu princípios Aiki budo são tirados da religião, eu digo: "Não." Meus verdadeiros princípios do budo iluminam as religiões e as lideram para a plenitude.

Eu sou calmo em qualquer momento ou maneira que eu for atacado. Eu não tenho nenhum apego com a vida ou a morte. Eu deixo tudo como é para Deus. Seja desapegado da ligação com a vida e a morte, e tenha uma mente que deixa tudo para Deus, não apenas quando estiver sendo atacado, mas também em sua vida diária.

Verdadeiro budo é um trabalho de Amor. É um trabalho de dar Vida para todos os seres, e não de matar e lutar uns com os outros. Amor é a divindade guardiã de tudo. Nada pode existir sem Amor. Aikido é a realização do Amor.

Eu não faço companhia com homens. Para quem, então, eu faço companhia ? Deus. Este mundo não está indo bem porque as pessoas estão fazendo companhia entre si, dizendo e fazendo besteiras. Seres bons e seres maus são todos uma única família no mundo. Aikido deixa de fora qualquer ligação, qualquer apego; Aikido não julga casos relativos em bons ou maus. Aikido mantém todos os seres em constante crescimento e desenvolvimento, e serve para a plenitude do Universo.

No Aikido nós controlamos a mente do oponente antes de enfrentá-lo. Isto é, nós direcionamos ele para dentro de nós. Nós nos movemos para frente na vida com esta atração do nosso espírito, e tentamos ter uma visão inteira do mundo.

Nós incessantemente rezamos para que as lutas não aconteçam. Por esta razão, não há torneios noAikido. O espírito do Aikido é de um ataque amoroso e de uma reconciliação pacífica. Neste foco, nós juntamos e unimos os oponentes com a intenção poderosa do Amor. Através do Amor, nós somos capazes de purificar os outros.

Compreenda o Aikido primeiramente como budo e então como um meio de serviço para construir a Família Mundial. Aikido não é para um único país ou alguém em particular. Seu único propósito é realizar o trabalho de Deus.

Verdadeiro budo é a proteção amorosa de todos os seres com um espírito de reconciliação. Reconciliação significa permitir a realização da missão de todos.

O "Caminho" significa ser Uno com o Desejo de Deus e praticá-lo. Se estamos só um pouquinho fora dele, não é mais o Caminho.

Nós podemos dizer que Aikido é um caminho para varrer os demônios com a sinceridade da nossa respiração ao invés da espada. Isto é, mudar a mente demoníaca do mundo para o Mundo do Espírito. Esta é a missão do Aikido. A mente-demoníaca sucumbirá na derrota e o Espírito se erguerá na vitória. Então o Aikido colherá frutos neste mundo.

Sem budo uma nação se arruinará, porque budo é a vida do Amor protetor e a fonte das atividades da ciência.

Aqueles que procuram estudar Aikido deveriam abrir suas mentes, ouvir a sinceridade de Deus através doAiki, e praticá-la. Vocês deveriam compreender a grande limpeza do Aiki, pratique-a e aperfeiçoem-se sem hesitação. Neste desejo começa o cultivo de nosso espírito.

Eu quero sensibilizar as pessoas a ouvirem a voz do Aikido. Não é para corrigir os outros; é para corrigir sua própria mente. Isto é Aikido. Esta é a missão do Aikido e esta deveria ser sua missão.


Fonte:


Autor: Morihei Ueshiba - Extraído do livro: "Aikido by Kisshomaru Ueshiba"
Tradução Livre: Saulo Nagamori Fong
Twitter: @SauloFong

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Palavras de O Sensei - Kaiso Morihei Ueshiba (Fundador do Aikido)


Texto retirado de www.fepai.org.br


As Técnicas de Aikido são circulares

  Os Movimentos esféricos são o centro das técnicas de Aikido. Os movimentos oriundos das técnicas são percebidos através de toda a estrutura do corpo (cabeça, troncos e membros) e completados pelo espírito da esfericidade.

  Um círculo é completamente vazio e é do vazio total que nasce o Espírito. No vazio absoluto está a liberdade completa. O Ki nasce quando o centro desenvolve-se dentro do vazio absoluto. É a Alma (Tamashi) que, a partir do centro do vazio total, dá origem ao Ki e a vida em todo o universo infinito. A Alma indestrutível é a criadora e a fonte de tudo.

  Os elementos básicos que dão origem às técnicas (Waza) ocorrem quando o círculo é controlado pela Alma vivificadora de todo o organismo. Uma situação onde tudo é abundante é a verdadeira manifestação do círculo. O círculo cria, sustém e protege todas as coisas, animadas ou inanimadas, através dos processos denominados Criação de Ki (Ki-Ubi) e Criação de Vida (Sei-Ubi).

  As reações de causa e efeito que presenciamos no mundo são, igualmente, parte do movimento esférico do círculo. Do mesmo modo, o Aikido, em seu aspecto marcial, é esférico também.


A Origem do Ki Repousa na Esfera da Alma

  É a esfera da Alma (Tamashi), que utiliza o Ki para harmonizar com as coisas e possibilitar o florescer da vida. Todo o Ki do universo pode ser incluído dentro da esfera da Alma. E como o Ki pode ser controlado, ele encerra uma variedade infinita de técnicas (Waza), que estão prontas para serem utilizadas a qualquer momento. Isto é a Alma esférica do Aiki em ação.

  Nenhum progresso em direção ao desempenho, desenvolvimento, ou harmonia espirituais será possível sem essa esfera da Alma. Sem ela, interrompe-se o fluir da ação do corpo. O vazio completo da Alma esférica se origina em sua unidade com o universo.


Quando a Esfera da Alma é Compreendida

  O ponto central na compreensão dessa esfera da Alma, está em encerrar a relatividade dos movimentos de causa e efeito dentro do círculo. Portanto, dessa forma, todas as coisas são absorvidas, exatamente como algo que preso firmemente na palma da mão, fica nele aderido. Isto é a essência do aspecto do Aikido.

  Em cada um de nós existe uma alma. Produzir Ki e Vida fazendo nascer o Aiki da esfera que envolve todas as coisas. A esfera é capaz de espontaneamente dissolver tudo. O segredo da esfera consiste em estabelecer um centro dentro do Vazio absoluto, a partir do qual as técnicas são criadas.





quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Treino com o Shihan Makoto Nishida

No sábado, 12 de fevereiro de 2011, aconteceu no Aikido Bauru um treino especial com o Diretor Técnico da FEPAI, Sensei Makoto Nishida. No treino estavam presentes praticantes de Bauru, Avaré e Assis.

Durante o treino Sensei Nishida compartilhou seus conhecimentos e compreensões sobre o Aikido através da prática da arte da paz.









sábado, 5 de fevereiro de 2011

A arte da paz

"O verdadeiro pacifista é aquele capaz de causar danos imensuráveis, mas escolhe não fazê-lo quando provocado." Morihei Ueshiba


Vídeo com frases do O Sensei Morehei Ueshiba, fundador do Aikido, e fotos do Aikido Bauru.

O Aikido e seu fundador

O Aikido foi criado pelo mestre Morihei Ueshiba. Em sua juventude, graduou-se em diversas artes marciais, reunindo o essencial de cada uma delas, mestre Ueshiba assim desenvolveu o Aikido, a arte da paz, o equilíbrio e a harmonia do Homem com o Universo através da energia KI. Seus movimentos são circulares, precisos e rigorosos, baseados na não resistência e na não violência.

Normalmente a arte marcial é tida como uma coisa violenta que visa machucar o outro, tendo utilidade apenas como meio de defesa pessoal, mas na realidade, o que se visa é o treinamento para se manter os sentimentos corretos mesmo em meio a situações extremas como em um combate.

No Aikido não há competições. Isto porque uma competição preza pelo mais forte deixando de lado a beleza e a correção. O Aikido é um exercício para todo corpo. Utilizam-se músculos próximos a órgãos internos. Pode se dizer que é uma forma de massagem para todo corpo.

Utilizam-se muitas técnicas que exercitam junto do corpo de forma a melhorar a circulação sanguinea que costuma diminuir exatamente nesses pontos.

Para se aplicar as técnicas do Aikido não são necessários grandes esforços. Com a utilização correta dos membros inferiores, até mesmo mulheres e crianças podem arremessar homens grandes. Isto porque com a ultilização de membros naturais, surgem forças da natureza para auxiliar.

É a força que chamamos KI. No Aikido não é necessário treinar de forma agarrada ao parceiro, sendo possível treinar entre pessoas de sexo opostos ou em família de forma agradável.

O Aikido foi criado com base em antigas formas de artes marciais sendo adaptado para era moderna. É o lado marcial do espírito de enaltecimento supremo da correção observado na cultura japonesa.

No Aikido, treinamentos visam à correção. Para que uma técnica seja eficiente, é necessária a correção dos movimentos.

Mover-se com correção significa mover-se de forma natural, com sentimentos naturais. Ter sentimentos naturais significa banir maus sentimentos como ira, tristeza e raiva e aceitar os bons sentimentos.




sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Aprender com o Espírito - Prof. Makoto Nishida (Diretor Técnico da Fepai)

.


Texto na integra do Prof. Makoto Nishida. Retirado de http://www.fepai.org.br/news/new_info0002.htm

  Existem vários estilos no Aikido. Nos dojos e em demonstrações, podemos ver que cada praticante possui um estilo diferente: movimentos lentos, movimentos rápidos, movimentos vigorosos, movimentos que parecem uma dança e muitos outros.

  Mas, por quê? Isto porque o Aikido é uma arte de grande amplitude. O objetivo do Aikido não é impressionar os outros com a força física, mas sim expressar os movimentos do espírito através do corpo. Além do que os movimentos do Aikido são relativos ao parceiro, ficando mais lento se o parceiro for lento ou mais rápido se o parceiro for mais rápido, e mais, os movimentos dependem das características físicas e dos pensamentos de cada um.

  O fundador Morihei Ueshiba pregava severamente sobre a importância do espírito, mas parece que ele não enquadrava detalhadamente os movimentos. Entre as palavras do fundador existe uma que diz: "No Aikido não existem formas. Não existindo formaa, é tudo um aprendizado do espírito. Não se pode apegar às formas. Isto porque impossibilita a execução de movimentos delicados. A partir do corpo, tudo o que possui uma forma é chamado de "HAKU". O espírito de tudo o que existe é chamado de "KON", e nosso objetivo é aprender o aperfeiçoamento do "KON". Hoje tudo é centralizado no "HAKU", mas "KON" e "HAKU" sempre devem estar juntos. O "KON" é que deve controlar o "HAKU"". Isto nos mostra que o ideal do Aikido é de que o espírito é o principal, devendo o corpo se movimentar de acordo com o movimento do espírito.

  Assim, todo o movimento oriundo do espírito do "Aiki" seria Aikido. O problema é que sem uma forma determinada, é impossível aprender. Sendo assim, foram criadas técnicas básicas (KIHON), por exemplo: dai-itikyo, dai-nikyo, shiho-nague, etc para que se possa treinar metodicamente.

  A partir do KIHON, devemos aprender os movimentos esféricos e por meio deste, sentir o Ki, para atingirmos a essência do Aiki. Este é o caminho indicado pelo fundador.

  Vendo as demonstrações dos alto-graduados, apesar dos estilos diferentes, sempre existem movimentos circulares, o que nos impressiona. Os movimentos circulares são a manifestação do espírito do Aiki, sendo isto o princípio do Aikido. (veja Palavras do O'Sensei)

  Existem vários dojos de Aikido, mas o importante é que o instrutor consiga ensinar os movimentos circulares através dos treinos básicos.

  O mais importante é aprender os movimentos circulares através do treino persistente do KIHON. O fundador disse "Eu sou o que sou hoje, pelos 60 anos que treinei o KIHON". São palavras que advertem os que, sem saber o KIHON, tentar apenas imitar superficialmente as técnicas.

Arte marcial combinada com filosofia de vida

Gashuko 2010

Gashuko é o momento de confraternização entre as academias da FEPAI. O evendo aconteceu em 2009 e 2010 na cidade de Atibaia. Para 2011 estamos aguardando a confirmação da data e local.

Durando o fim de semana diversos Senseis (professores) tem a oportunidade de compartilhar suas experiências em treinos rápidos de 15 minutos. Encerrando as atividades do sábado com o treino especial do Shihan Makoto Nishida. No domingo de manhã um belo treino de armas e aquele café da manhã.


Grupo de armas após o treino de domingo 


Representantes de Bauru em 2009 

Durante o treino em 2010 

Representantes de Bauru em 2010

Exame de faixa dia 13 de fevereiro de 2011

O exame de faixa acontecerá no Aikido Bauru, domingo, dia 13 de fevereiro de 2011. O exame será realizado por praticantes de Bauru, Assis, Avaré e Matão. E será coordenado pelo Shihan Makoto Nishida de São Paulo.