quinta-feira, 21 de junho de 2012

Seminário Internacional com Shigemi Inagaki Sensei

Shigemi Inagaki Sensei é uma das pessoas mais conhecidas e experientes do Dojo de O-sensei em Iwama. Tornou-se discípulo de O-sensei em 1958, com a idade de 13 anos. Em 1964, começou seus estudos na Nihon University, onde foi membro do clube de Aikido, tornando-se professor daquele clube em 1979. Após o falecimento do Fundador em 1969, Inagaki Sensei passou 2 anos e meio no Dojo de Iwama como Uchideshi.

Inagaki Sensei tem uma compreensão profunda do Aikido, baseado em 52 anos de treinamento, sendo 11 anos como discípulo direto de O-sensei, além do período com Morihiro Saito Sensei. Inagaki Sensei é uma pessoa muito generosa que sempre compartilha de seus conhecimentos em seus seminários e também tem dado grande apoio aos estudantes estrangeiros em Iwama.

Freqûentemente aparece nos livros e filmes publicados por Saito Sensei nos anos 70. Viajou aos EUA em seminários com Saito Sensei no período de 1974 a 1976 e nos anos 80 manteve freqûentes seminários no Havaí. Em 1996, Inagaki Sensei começou a ensinar em Myanmar (Burma), onde se tornou o instrutor representante da Associação de Aikido de Myanmar. Hoje, Inagaki Sensei ensina no antigo Dojo de O-sensei em Iwama, o Aikikai Ibaraki Shibu Dojo, onde é também gerente geral. É também o diretor permanente da Federação de Aikido de Ibaraki.

Foi muito amigo do falecido conselheiro da FEPAI, Kawabe Sensei.

Nos dias 16 e 17 de junho de 2012, Inagaki Sensei esteve em São Paulo ministrando um seminário oferecido aos praticantes da FEPAI no Sesc Belenzinho. O Aikido Bauru também esteve.

Confira abaixo algumas fotos do evento.