O Aikido Bauru

O Aikido em Bauru teve inicio no ano de 1993 com o sensei João Henrique Stacchini Trezza, um jovem vindo de São Paulo para cursar Rádio e TV na Unesp em Bauru, sendo acolhido nas academias de BJC e Budokan dos senseis Artemio Caetano Filho e Lauro Cavalieri. Apesar da pouca idade foi um dos mais jovens faixas pretas a se formar pela FEPAI - Federação Paulista de Aikido e em Bauru já era Nidan (faixa preta - 2º grau).


Por ter alcançado a graduação de faixa preta tão cedo recebeu o titulo de atleta do ano na sociedade esportiva palmeiras onde realizava seus treinos.

Desenvolveu um trabalho sério e que deixou raízes na figura de Márcio Mendonça Nacamura, filho da terra bauruense, bauruense da gema, atual representante da FEPAI - Federação Paulista de Aikido. Realiza um trabalho de divulgação e consolidação do Aikido em nossa cidade.

Desenvolve também um importante trabalho com menores carentes na periferia de Bauru, na Vila Nova Esperança, onde supervisiona e coordena os trabalhos com Aikido com crianças e adolescentes a partir dos oito anos de idade.

Esse trabalho conta com suporte educacional de Rubens César Colacino importante colaborador de projetos sociais / educacionais de nossa cidade. O importante do trabalho desenvolvido nesse local é o resgate da auto-estima dos participantes e o despertar dessas crianças para um mundo melhor, mais fraterno, pacifico e humano.

Professor Márcio Mendonça Nacamura (4° DAN).

Nasci em Bauru/SP no ano de 1968. Comecei meus estudos em artes marciais com a prática do Karate-Do, tendo treinado durante aproximadamente 03 anos. Foi durante este periodo que eu conheci o Aikido, cujo Sensei responsável em Bauru era Joao Henrique Trezza. Iniciei meus treinamentos nessa arte em 1995, sendo que me tornei intrutor em 1998 devido a mudança do Sensei Joao Henrique para o Japao.

Tive a oportunidade de viajar para o Japao em 2001, onde durante um mes treinei no Hombu Dojo e também com o Sensei Takao Saito. Em 2005 estive na Alemanha, onde foi realizado o World Games, tendo entao participado da delegaçao brasileira neste evento.

No Brasil participei dos principais Seminários realizados pela FEPAI, dentre eles destaco: Kawabe Sensei, Kobayashi Sensei, Yosoyama Sensei, Gaku Honma Sensei, Sugawara Sensei, Osawa Sensei e Doshu Moriteru Ueshiba.

Em Bauru e regiao coordeno demonstraçoes, promovo workshops e mantenho um projeto social em um dos bairros mais carentes da cidade.