O Aikido e seu fundador


O Aikido foi criado pelo mestre Morihei Ueshiba. Em sua juventude, graduou-se em diversas artes marciais, reunindo o essencial de cada uma delas, mestre Ueshiba assim desenvolveu o Aikido, a arte da paz, o equilíbrio e a harmonia do Homem com o Universo através da energia KI. Seus movimentos são circulares, precisos e rigorosos, baseados na não resistência e na não violência.

Normalmente a arte marcial é tida como uma coisa violenta que visa machucar o outro, tendo utilidade apenas como meio de defesa pessoal, mas na realidade, o que se visa é o treinamento para se manter os sentimentos corretos mesmo em meio a situações extremas como em um combate.

No Aikido não há competições. Isto porque uma competição preza pelo mais forte deixando de lado a beleza e a correção. O Aikido é um exercício para todo corpo. Utilizam-se músculos próximos a órgãos internos. Pode se dizer que é uma forma de massagem para todo corpo.

Utilizam-se muitas técnicas que exercitam junto do corpo de forma a melhorar a circulação sanguinea que costuma diminuir exatamente nesses pontos.

Para se aplicar as técnicas do Aikido não são necessários grandes esforços. Com a utilização correta dos membros inferiores, até mesmo mulheres e crianças podem arremessar homens grandes. Isto porque com a ultilização de membros naturais, surgem forças da natureza para auxiliar.

É a força que chamamos KI. No Aikido não é necessário treinar de forma agarrada ao parceiro, sendo possível treinar entre pessoas de sexo opostos ou em família de forma agradável.

O Aikido foi criado com base em antigas formas de artes marciais sendo adaptado para era moderna. É o lado marcial do espírito de enaltecimento supremo da correção observado na cultura japonesa.

No Aikido, treinamentos visam à correção. Para que uma técnica seja eficiente, é necessária a correção dos movimentos.

Mover-se com correção significa mover-se de forma natural, com sentimentos naturais. Ter sentimentos naturais significa banir maus sentimentos como ira, tristeza e raiva e aceitar os bons sentimentos.